Yeshe Ling

Atividades Regulares – Segundas 19h

Prática Curta de Tara Vermelha. Presencial. Não requer iniciação. Aberta a toda pessoa interessada.

 

Prática Concisa de Tara Vermelha

Nossa atividade das segundas-feiras é indicada para toda e qualquer pessoa com interesse no caminho budista. Em uma prática de 1 hora de duração, oferecemos a oportunidade para experimentar diferentes métodos que usamos no budismo a fim de revelarmos a pureza de nossa mente, hoje encoberta por nossos hábitos cármicos, emoções aflitivas e obscurecimentos intelectuais. Sugerimos que você venha com roupas confortáveis. Se você tem dificuldades para sentar em almofadas no chão, temos cadeiras à disposição. Nossas atividades são gratuitas, mas contribuições espontâneas são bem-vindas. Os valores dessas contribuições são totalmente revertidos à manutenção do Yeshe Ling.


ATIVIDADE PRESENCIAL


Como funciona a sessão

Começamos com a meditação analítica ou contemplação, quando o aspecto racional da mente é utilizado de forma investigativa. O intuito dessa meditação é irmos além de nossa visão comum, baseada na noção errônea de separação entre nós e o mundo, nós e os outros, transformando-a em uma visão mais profunda. A base de nossa contemplação é um conjunto de ensinamentos de Chagdud Khadro sobre a prática de Tara Vermelha disponível neste livro de bolso da Editora Makara. Não é necessário adquirir o livro para participar e nem conhecimento prévio. Essa atividade é pensada para iniciantes.

Sobre essas duas técnicas, S.Ema. Chagdud Rinpoche, no livro Os Portões da Prática Budista, diz:

Em conjunto, essas duas técnicas são como o cabo e a lâmina de uma espada com a qual cortamos até o âmago a tendência de nos prendermos à solidez aparente da experiência sujeito-objeto. Cortamos os fortes laços do apego, da identificação com o “eu” e da autoimportância, conquistando assim as emoções aflitivas e a ignorância.

Por fim, chegamos à prática concisa de Tara Vermelha, uma manifestação feminina da natureza búdica, também chamada Mãe de Todos os Vitoriosos. A meditação de Tara Vermelha, com a estrutura tradicional de meditação do Budismo Tibetano, é um método que possibilita a união dos aspectos explorados nas meditações anteriores pelo reconhecimento direto de nossa mente búdica, que nunca esteve fora ou afastada de nós. No prefácio do texto da prática, S.Ema.Chagdud Tulku Rinpoche esclarece:

Tara representa a expressão perfeita da inseparabilidade de vacuidade, estado desperto e compaixão. Da mesma forma que você usa um espelho para ver a sua face, a meditação de Tara é um meio para ver a verdadeira face de sua mente, livre de qualquer vestígio de ilusão.

A versão concisa da prática de Tara Vermelha que utilizamos é fruto da compaixão e sabedoria de S.Ema.Chagdud Tulku Rinpoche que compilou, em um texto simples para recitação em português, a essência da prática longa para que mesmo aqueles que não possuem a iniciação específica para prática possam usufruir de seus benefícios.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente ou fale com um instrutor no próprio dia da atividade. Estamos sempre à disposição para conversar.